Associação CAUÉ - Amigos de São Tomé e Príncipe

Atividades e actos públicos

Reconhecimentos


Um país tão pequeno,

cabe inteiro dentro do coração...!

(Tradução ao português das) Palavras de Xavier Muñoz-Torrent no ato de

outorgamento à Associação Caué – Amigos de São Tomé e Príncipe do

1º Prêmio Drassanes per Àfrica – Ciutat de Barcelona

Prêmio Drassanes per Àfrica – Ciutat de Barcelona

otorgado pela Societat per a la Difusió de les Realitats Culturals Africanes (SDRCA)

Barcelona, sábado, 19 de Março de 2011

Muito obrigado por este prêmio e por este reconhecimento.

 

A nossa é uma entidade pequena, modesta, como quiçá deva corresponder a um microestado como é  São Tomé e Príncipe [para quem não conhece, é um pequeno estado insular de 1.000 km2, repartidos em duas ilhas e uns quantos ilhéus, sob o Equador, no Golfo da Guiné, onde vivem 160.000 pessoas] e este reconhecimento de hoje está a permitir, de fato, uma nova oportunidade para difundir a sua existência mais ainda. Duplamente obrigados, pois.

 

É por esta pequenez que o nosso ativismo se deve medir mais pela intensidade e o “quase tocando” das relações humanas que pelos atos públicos, mais pelos debates que pelas escritas, mais pela difusão de conhecimentos que por pomposos projetos de cooperação internacional (por outra parte, tão criticados estas últimas semanas...).

 

Este é, pois, um reconhecimento a o gerado em tertúlias informais ao redor de mesas tão bem postas como as de Gabriela do Rosário, excelente cozinheira e ainda melhor anfitrioa, ou nas sobremesas depois dos suculentos calulús em casa de Osvaldo, da família Vera-Cruz, em Barcelona; às conversações do Dr. Marcos do Rosário, de Gabriel Freitas Maquengo e de Dona Alda Vera-Cruz sobre a sua tremenda experiência de vida, tão intensa, que nos tem transferido parte substancial da sua sabedoria.

 

Também sobre as experiências de profissionais que tem passado por Barcelona e reuniram-se conosco: aqueles pastéis de Belém do João-Paulo Nazaré, o pasteleiro de Gràcia [atualmente fazendo fortuna em Sum Secreta]; aquela informação de primeira mão que nos chegava dos avances da novo terminal do aeroporto de Barcelona, através do engenheiro António d’Alva, que foi chefe de uma das seves unidades técnicas, e de tantos outros são-tomenses, profissionais capacitados, inovadores e criativos... Tanto como agora a passagem por Barcelona de Eduardo Malé, o genial artista de Madredeus (Ilha de São Tomé), que durante estes dias nos está a brindar uma exposição das suas melhores criações plásticas [e que aproveito para sugerir a vocês vivamente a visita da mostra que permanecerá aberta até o dia 30 de este mês]... Sejam todos louvados!

 

Também ao redor dos jogos das crianças, destes meninos que estão entre dois mundos e que inspiram os debates sobre a língua e a cultura e a necessidade que entre as pontes entre Europa e África não se perda nada.

 

De fato, em todo caso, é o vosso um reconhecimento à irmandade que entre todos nós temos despertado; a emoção de pensar constantemente na gente que há lá, em São Tomé e Príncipe, e que com os seus sorrires  nos fizeram felizes, em instantes de alta intensidade, como os vividos em  Uba-Budo, em Diogo Vaz, em Praia Malanza, em Batepà ou na Sundí, na petisqueira escondida da nossa Terezinha na Feira do Ponto, em Budo-Budo, na barra do Cafè & Companhia da Cidade de São Tomé, nas festas noturnas de Riboque ou no Txiloli de Boa Morte...

 

... E que também nos permitiram saber mais sobre o país e as suas gentes e assim tal vez informar aos que tiveram a tentativa de criar riqueza lá, a base de investimentos gerativos, gerando estrutura econômica e trabalho... a melhor forma de cooperação. 

 

Como fala uma canção de Lluís Llach, aquele é um “país tão pequeno que cabe inteiro dentro do coração!”. É aquela África que aos que não somos africanos e também aos que sendo-o estão tão longe, nos faz afirmar, com diria Mia Couto, que “África nos rouba a essência e nos vazia no sentido inverso, enchendo-nos a alma”.

 

Muito obrigado.


Dados do ato:

Dia: Sábado, 19 de Março de 2011 - Hora: 12:00 - Lugar: Sede da Societat Societat per a la Difusió de les Realitats Culturals Africanes (SDRCA), Sala Neptú, Centre de Negocis Affirma, Plaça de Catalunya 9, 1r, Barcelona

 

 

Outorgamento do Prêmio Drassanes per Àfrica

Atividades e actos públicos

Índice geral

Home

asscaue@saotomeprincipe.eu